Lelio Vieira Carneiro

Por Lelio Vieira Carneiro: A história dos Rallys

Lelio Vieira Carneiro
Lelio Vieira Carneiro

Rally no inglês significa reunião e os primeiros surgiram como desafios. Os amigos se reuniam e tinham um percurso a fazer. Eles se encontravam em um local para começar o desafio. Sem dúvidas o Rally é a modalidade de corrida de carros mais antiga que existe. Em 1875 houve uma corrida entre Le Mans e Paris. Em 1894 ocorreu a primeira prova oficial entre as cidades de Paris e Rouen e os pilotos percorreram 126 km. Em 1911 houve o rally de Monte Carlo e esta ainda é uma prova tradicional.

A tecnologia atual permite carros e motos e também caminhões mais modernos com melhor dirigibilidade e segurança, mas mesmo assim, existem acidentes com feridos e mortos. Certamente existem vários Rallys famosos e todos têm as suas histórias para contar.

Rally dos Sertões é um escândalo

O primeiro Rally ocorreu entre 1991 e os pilotos foram de Ribeirão Preto – SP até Maceió – AL no nordeste brasileiro. Em 1993 a primeira edição oficial do Rally dos Sertões foi realizada. Foram 34 pilotos inscritos e pilotaram 3500 km entre Campos do Jordão em São Paulo até Natal no Rio Grande do Norte.

Em 2007 o Rally dos Sertões teve o recorde de pilotos estrangeiros – 27. São 25 anos de sucesso e o evento de 2017 será realizado em agosto próximo nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Certamente os pilotos são corajosos, determinados, ousados e alguns dizem que não tem qualquer juízo. O que conta é a adrenalina, é a estratégia para terminar a prova na melhor colocação possível, enfim, não apenas o Rally dos Sertões, mas outros possuem a mesma adrenalina.

Pikes Peak

É um rally tradicional e é realizado desde 1916 em um percurso de quase 20 km de extensão e 156 curvas disse Lelio Vieira Carneiro. Que tal enfrentar este rally onde a linha de chegada fica a 4300 metros de altitude? Coisa de maluco não é?

O objetivo do rally é chegar no alto da montanha no menor tempo possível. Apenas carros especiais e projetados podem participar deste rally que realmente é outro pura adrenalina para os pilotos e para o público.

Paris Dakar

Este é considerado o mais perigoso do mundo e certamente extremamente desafiador para todos. Quase 30 pilotos já morreram nas estradas e areias e dunas pelo mundo afora. Certamente participar do Paris Dakar é uma honra e vencer é uma glória. Não é para qualquer um, pois, exige muito sacrifício, uma equipe muito bem estruturada e pilotos experientes com capacidade de controle emocional e psicológico para superar todos os obstáculos possíveis e imagináveis. Chegar ao final são e salvo já é uma grande vitória para os participantes do Paris Dakar.

Rubicon

Offroad é outra modalidade de rally. Que tal dirigir em um local cheio de pedras, apenas pedras de todos os tamanhos? Parece um presídio! O nível de dificuldade do Rubicon é de 10, o nível máximo para os pilotos. São 12 km onde você dirige a 8 km/h e só os melhores pilotos chegam ao final desta louca aventura!

Lelio Vieira Carneiro.